— Pesquisa

O urbano-constelação

EVENTOS

PORTUGUÊS

Lutas pelo Direito à Cidade: Cidadania Metropolitana, Movimentos e
Conflitos Urbanos na Região Metropolitana de Belo Horizonte
(1995-2015)

ENGLISH

The right to housing and the right to the city in a comparative perspective: Europe and Latin America

Cosmopolis

CNPQ
EVENTOS (em breve)

O grupo de pesquisa Cosmópolis dedica-se à investigação das práticas espaciais constituintes das múltiplas cosmologias, insurgências e coexistências urbanas. Além disso, o grupo visa estudar, prototipar e difundir novos imaginários para a vida cotidiana através de curadorias, ações, pedagogias, projetos e experimentos editoriais, e em diálogo com as artes, a politica e os saberes tradicionais. Com sede na Escola de Arquitetura e Design, o Cosmópolis congrega pesquisadores em diversas linhas de pesquisa, abriga grupos de estudo, encontros e debates de diversos movimentos cidadãos, além de funcionar como espaço de trabalho compartilhado e plataforma de fomento e desenvolvimento de projetos de interesse público para alunos e egressos, na mediação entre a universidade e a cidade.

Cronologia do Pensamento Urbanístico

SITE PESQUISA

O projeto de pesquisa Cronologia do Pensamento Urbanístico é realizado desde 2003 pela colaboração entre o Laboratório de Estudos Urbanos (PROURB/FAU-UFRJ) e o Laboratório Urbano (PPG-AU/FAUFBA), agregando posteriormente a contribuição de outros grupos de pesquisa: Centro Interdisciplinar de Estudos sobre Cidade (IFCH-Unicamp), Cosmópolis (UFMG), Labeurbe (PPG/FAU-UNB) e Urbanismo (UNEB). A pesquisa é centrada na historiografia do pensamento urbanístico com foco na circulação de ideias, e tem por objetivo principal subsidiar uma história intelectual do urbanismo, de modo a trazer novas perspectivas de análise e novos recortes no movimento de revisão historiográfica em torno desse campo disciplinar.

 

Observatório das Metrópoles

→ OBSERVATORIODASMETROPOLIS.NET.BR

O Observatório das Metrópoles é um grupo que funciona em rede, reunindo instituições e pesquisadores dos campos universitário, governamental e não-governamental. A equipe constituída no Observatório vem trabalhando há 20 anos, envolvendo atualmente cerca de 100 pesquisadores e 60 instituições de forma sistemática e articulada sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento nacional, tendo como referência a compreensão das mudanças das relações entre sociedade, economia, Estado e os territórios conformados pelas grandes aglomerações urbanas brasileiras.

GEHL — Grupo de Estudos Henri Lefebvre

EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES